Doe sangue – salve vidas – Uma campanha CCC – HEC

Atendimento gratuito acontece dia 14/6, com aferição de pressão arterial e teste rápido de hemoglobina.

Para incentivar a doação de sangue e alertar sobre a importância deste gesto de amor ao próximo, a Santa Casa de Santos realiza no dia 14 de junho, das 10h às 16h, uma ação com atendimento gratuito em frente ao hospital, onde a população poderá aferir a pressão arterial, realizar testes rápidos de hemoglobina, e ainda esclarecer as dúvidas sobre doações de sangue, e os requisitos para ser um doador.

Neste dia, também haverá um lanche especial para os doadores de sangue, oferecido pelo Serviço de Banco de Sangue da Santa Casa.

Doe sangue, doe vida, doe amor! O que se compartilha, se multiplica.

Uma doação ajuda até quatro pessoas

Com uma única doação, é possível ajudar até 4 pessoas, pois o sangue coletado é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitados – que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

O que muitos não sabem é que o sangue tem validade. O concentrado de hemácias dura em média de 35 a 42 dias, dependendo do anticoagulante utilizado na bolsa, já as plaquetas duram em média 5 dias, devendo ser mantida em agitação contínua, e em temperatura entre 20 e 24 graus positivos.

Campanhas e doadores fidelizados

Muitas vezes a vontade de ajudar faz com que ações sejam promovidas de forma independente, principalmente em redes sociais, com repercussão imediata, e resultando em demanda acima do recomendado pelos bancos de sangue. Quando isto acontece, é comum os serviços receberem mais de 300 doadores em apenas um dia. Como o sangue tem validade, todo o material recebido além do recomendado pode ficar com a validade vencida, e ser desprezado.

Portanto, para que isso não aconteça, é importante que os bancos de sangue possam contar com doadores frequentes durante todo o ano.

No mês de maio, o Banco de Sangue da Santa Casa teve a média de 40 doadores por dia, quando o ideal seriam 80. Com a campanha do Junho Vermelho, a expectativa para o mês é alcançar a média ideal de doadores, mas o mais importante é lembrar que este número precisa ser atingido todos os dias.

A falta de estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos, além de prejudicar o tratamento de pacientes com patologias que dependem de transfusão sanguínea.

Principais requisitos para ser um doador de sangue

• Estar em bom estado de saúde;
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
• Estar alimentado (Aguardar 2 horas após o almoço e 1 hora após o lanche (evitar alimentos gordurosos);
• Ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
• Menores (16 e 17 anos) podem doar com autorização do responsável legal.

Agendamento de Campanhas para doação de sangue

A Santa Casa de Santos realiza o atendimento a grupos de empresas, escolas, amigos ou comunidade, mas a doação desses candidatos conta com um protocolo diferenciado.
É muito importante que os organizadores dessas ações façam um contato prévio com a instituição através do site bancodesangue@casadecaridade.com.br.

Horário de funcionamento

Neste período de pandemia, o serviço está funcionando em horário estendido, de segunda a sexta, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h. O estacionamento é gratuito pelo período de até 2 horas para os doadores de sangue.